Morro Vermelho – Caeté/MG

Morro Vermelho é um distrito de Caeté, que fica a aproximadamente 50 km da capital, Belo Horizonte. As atrações da cidade são: a Capela Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré e a Cachoeira Santo Antônio. Decidimos focar na cachoeira, porém também resolvemos passar em Morro Vermelho para ver a igreja. Novamente saímos bem cedo (07:30) e nos deparamos com estrada tranquila até raposos, quando pegamos estrada de terra pouco conservada no início. A orientação na estrada de terra também é um pouco difícil, mas com a ajuda de uma senhora conseguimos achar a direção. Assim, foram 45 km de Belo Horizonte até Morro Vermelh, sendo que 13 km são feitos na estrada de terra. O distrito é bem pacato, simples e com pessoas bem educadas. Lá visitamos a Igreja Matriz e curtimos por um curto tempo o local. Pegamos informações sobre a direção a ser tomada até a cachoeira e partimos de carro.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Morro Vermelho

Visão do distrito de Morro Vermelho

Assim, fomos de carro até um antigo depósito, bem sinalizado até lá e iniciamos nossa caminhada daquele ponto. No começo erramos o caminho, pois as bifurcações não possuem indicações, entretanto, eu tinha lido na internet que o caminho sempre a ser tomado é a direita nas trilhas. Na volta até a trilha principal nos deparamos com uma cobra linda. Paramos para tirar algumas fotos e seguimos à direita na principal. Quase toda a caminhada é feita em estrada de terra, tirando a parte final que é feita em trilha. No caminho belas paisagens, belos espécimes de fauna e flora típicos da região. A chegada à cachoeira foi deslumbrante: uma queda de, aproximadamente, 30 metros, com águas em tons esverdeados e frias. O poço é fundo e ótimo para banhos. O redor é cercado por mata galeria, toda natural. Ficamos aproximadamente 1 hora na cachoeira, então tivemos que voltar. O ponto negativo fica por parte da lotação da cachoeira. Para se ter um pouco de privacidade por lá cheguem cedo que nem fizemos, senão terá que dividir o espaço com muitas pessoas, que não querem curtir a natureza e, sim beber e poluir o ambiente. Ao total foram 8 km de boa caminhada, mas podíamos dispor de mais tempo para visitar outros lugares no entorno. Na volta de carro passamos pela Fazenda Alpenrose, que se destaca como um bom lugar para um lanche ou reidratação. Voltamos pela estrada de Morro Vermelho (estrada de terra, 8 km), Caeté, Sabará até chegar em Belo Horizonte. Apesar da estrada bem conservada, o caminho é mais longo e demoramos mais de 1 hora e 30 minutos para chegar. No final, o passeio compensa e muito e foi uma pena não termos mais tempo para curtir um pouco mais a região.

Cobra avistada durante a caminhada

Cachoeira Santo Antônio

About these ads

5 Comentários

  1. Raquel said,

    março 10, 2010 às 2:52 am

    É, perdi… mas com certeza vou me organizar e programar pras próximas…

  2. jouber fabiano ferreira ribeiro said,

    junho 7, 2011 às 12:41 am

    gostaria de me aposentar e ir morar em morro vermelho .

  3. Almir Vieira said,

    setembro 24, 2011 às 3:44 am

    Morro Vermelho é centro cultural de Caeté

  4. eveson said,

    novembro 7, 2011 às 11:31 am

    pois bem desfrutem enquando a vida por que a vale esta querendo acbar com tudo isto que voces viram neste passeios.

  5. Wagner Soares Ferreira said,

    abril 27, 2012 às 2:52 am

    Lá é um pedacinho do CÉU, MARAVILHOSO COISA DE DEUS……….AMÉM QUE O HOMEM PELO MENOS PRESERVE ESTA NATUREZA TÃO BONITA PARA PODERMOS MOSTRAR NOSSOS FILHOS E NETOS TATARANETOS E ……………………………INFINITOS ….AMÉM …………………………


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: